A SAGA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL
Caros leitores, neste mês de novembro, continuaremos a falar sobre a “SAGA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA NO BRASIL”, que ocorre mensalmente na revista ACONTECE.
Nos meses anteriores desde Junho ano 18 edição nº 221/222/223/224/225, falamos um pouco, sobre o porquêocorreu a IMIGRAÇÃO ITALIANA no Brasil e no Estado de São Paulo, Ribeirão Preto e quais os tipos de cidadania existem.
NESTE MÊS iremos abordar quais os documentos necessários para obtenção da cidadania Italiana.
JÁ SABE ONDE SEU “ DANTE CAUSA” NASCEU?
O termo “Dante causa” é o nome dado para o imigrante Italiano do qual se originará o direito a CIDADANIA ITALIANA.
O processo inicial deve ser a montagem da Arvore Genealógica de traz para frente, iniciando por você e terminando no imigrante.
Com o Máximo de informações que conseguir, poderá dar inicio a busca dos documentos na Itália e no Brasil.
Buscar uma certidão do século passado e em um País diferente do nosso, não é um papel muito simples e em alguns casos usamos o termo “estar tímido”, pois não se encontra da forma convencional nenhuma pista de qual cidade ou região o imigrante se originou.
Ultrapassado esta etapa podemos começar a procurar as certidões brasileiras, e verificar quais erros são passiveis de retificação e quais vão necessitar de uma analise mais precisa.
Devemos ter em mente que no inicio do século passado com a imigração em massa, os funcionários do porto e das hospedarias como do Brás em São Paulo, não sabiam falar em Italiano e muito menos conheciam os dialetos de cada região da Itália como temos no Brasil.
Com isso muitos registros foram Abrasileirados e os nomes tiveram alterações, como iremos demonstrar a seguir:
Após a descoberta da onde o imigrante se originou e das certidões Brasileiras, podemos dar início a 2ª Etapa e verifi car quais as formas de pedido de cidadania, seja na via Administrativa pelo Consulado ou Via Administrativa diretamente na Itália ou pelos meios Judiciais Italianos.
Outro aspecto importante são as datas de nascimento do imigrante para verifi car se é possibilidade de via administrativa ou somente via judicial, tendo em vista os nascidos anteriormente a 1948 pela linha materna.
Caso opte pela via administrativa via Consulado, o mesmo deverá se informar qual o procedimento adotado por aquele.
O de São Paulo, por exemplo, a pessoa interessada deverá enviar um formulário requerendo o agendamento para entrega e análise dos documentos.
No caso Belo Horizonte o sistema é totalmente feito via internet pelo “prenota” sistema informatizado para agendamento.
No meu ponto de vista assim que o leitor já consegue saber qual é a Comune de origem do seu imigrante, já deve ter em mente qual procedimento deverá ser adotado. Os custos e o tempo são os requisitos essenciais para a escolha de qual posição tomar.
Existem procedimentos no Estado de São Paulo que está demorando mais de 10 anos.
Porém existem procedimentos diretamente na Itália que a média é 90 dias. A diferença está na urgência de ter o pedido deferido, seja para moradia, trabalho, estudo.
E com isso os valores chegam ao patamar de € 300,00 (trezentos euros) á € 5.000,00(cinco mil euros) em via administrativa na Itália sem inclusão de alimentação, passagem aérea e demais taxas administrativa.
No próximo mês iremos ver as formas judiciais utilizadas hoje para o reconhecimento da cidadania Italiana.
Se for descendente e quer contar a história de sua família, tirar suas dúvidas sobre como adquirir sua Cidadania, envie um e-mail para: danilobonalumicidadania@gmail.com.
Endereço para correspondência Rua Américo Brasiliense 284, sala 111 - CEP 14015-900 – (16) 3632-8787 -Centro - Ribeirão Preto.