Abrace a nossa causa
O Hospital de Câncer de Ribeirão Preto, mantido pela Fundação SobecCan, é exclusivamente oncológico e atua nas áreas de pesquisa, prevenção e assistência da doença. É uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos que existe há mais de 20 anos e conta com a ajuda da comunidade e iniciati - vas privadas para manter todos os serviços para os pacientes.
Atualmente, o Hospital realiza cerca de 450 atendimentos por mês, nas especialidades de oncologia, mastologia, ginecologia, fisioterapia, odontologia, psicologia e serviço social.
“Nós temos no hospital todos os equipamentos necessários para atender as necessidades de todos os pacientes. E graças a solidariedade de alguns laboratórios e equipes ganhamos alguns aparelhos, medicamentos e conseguimos manter a meta de atendimento de quase 500 pessoas por mês”, conta a presidente do hospital, Rose Marques.
São oferecidos 20 tipos de exames e tratamentos completamente gratuitos, sendo eles: quimioterapia, radioterapia, punção aspirativa da mama por agulha fina, mamografia simples e unilateral, colposcopia, laser terapia, ultrassonografias de abdômen total e superior, de aparelho urinário, de articulação, de bolsa escrotal, de mama bilateral, de próstata e de tireoide, além dos exames cito patológicos (cervico e de mama), e anatomopatológicos de colo uterino (bi - opsia e peça), de mama e de congelamento.
Além disso, o hospital mantém o “Mama Móvel”, um ônibus modificado, composto por dois consultóri - os preparados para realizar exames de detecção de anomalias nas mamas. O veículo visita quinzenal - mente diversas cidades com o intuito de levar infor - mações às mulheres sobre o câncer de Mama.
“O mama móvel é o grande atrativo do hospital no que diz respeito as ações de prevenção que fazemos pelas cidades que conseguimos cobrir e oferecer atendimento. E para levar o veículo para as cidades vizinhas, basta que liguem para gente e agendem essa visita”, afirma Rose.
Centro Cirúrgico
Foram quase dez anos realizando campanhas de arrecadação de fundos para concluir a obra de construção do centro cirúrgico do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto (SP). O sonho foi realizado, e a inaugu - ração vai acontecer no dia 09 de março a partir das 18 horas na sede do hospital.
“A conquista do centro cirúrgico é muito signifi - cativa porque vamos passar a realizar as cirurgias e garantir os cuidados necessários para os pacientes em casos mais graves. É um ganho não só do hospi - tal, mas dos pacientes e de toda cidade, porque nós somos a única instituição exclusivamente oncológica de toda região metropolitana de Ribeirão Preto”, com - pleta.
Antônio Carlos Maçonetto, presidente do conselho, e Rose Marques, presidente do Hospital de Câncer de Ribeirão Preto
Fundação SobecCan
Todo trabalho realizado pelo Hospital de Câncer de Ribeirão Preto é respaldado por voluntários identificados com a causa da instituição, por um quadro de funcionários envolvidos com a fundação e por um corpo clinico preparado.
“Nossa equipe de voluntários e nota mil. Elas trabalham pelas pacientes, colaborando com os mé- dicos e com o hospital. Elas acompanham todas as ações da instituição e sempre estão presentes quando precisamos dela”, comenta a presidente.
As voluntárias são responsáveis pela confecção de fraldas geriátricas, próteses mamárias e lenços. Além disso, acompanham o processo de confecção de perucas, realizado por uma empresa parceira. Todos esses produtos são doados gratuitamente para as pacientes em tratamento no hospital, ou em outras instituições.
A entidade também é muito atuante em campanhas de prevenção nas escolas municipais da cidade. O projeto “Vida Feliz” leva informações aos alunos do ensino fundamental II sobre hábitos saudáveis e qualidade de vida, focando na prevenção do câncer de pele e uso de tabaco e outras drogas.
Arrecadação solidária
Para arrecadar fundos e manter as atividades do Hospital, a instituição mantém o “Bazar Beneficente”. Todos os objetos postos à venda são fruto de doações, entre eles: móveis, objetos de decoração, roupas, calçados e eletrodomésticos. O estabelecimento está localizado na Rua Quintino Bocaíuva, n° 170 no Centro de Ribeirão.
Além do bazar, as doações da comunidade são o principal meio de sobrevivência da unidade. Podem ser doados materiais de limpeza, folhas de papal tamanho A4 (sulfite), alimentos, doações em espécie e cabelos para confecção de perucas que são entregues, gratuitamente, para as pacientes.
“O hospital sobrevive da solidariedade do povo e de entidades privadas que fazem ações em prol da instituição. Recebemos doações de nota fiscal, lacres de latinhas, entre outras coisas. São essas doações que mantém o tratamento das nossas pacientes”, afirma Rose.
Todos os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Curador e Conselho Consultivo trabalham sem qualquer remuneração, de forma voluntária.
Atendimento
A instituição abrange gratuitamente, cerca de 27 cidades da região metropolitana de Ribeirão, são elas: Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Dumont, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Monte Alto, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Rita do Passa Quatro, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho.
A sede, está localizada na Rua Octávio Martins Braga, n° 50 no Residencial Flórida, desde 2006. A unidade recebe pacientes para tratamentos e exames de segunda a sexta-feira, das 7h30 até às 18h.
Mais informações sobre o hospital, doações e voluntariado podem ser obtidas através do telefone (16) 3878-9700 e também pelas nossas redes sociais, Facebook e Instagram.