ALITA: UMA NOVA DISTOPIA
Alita: Anjo de Combate é um filme de ação baseada no mangá Battle Angel Alita, e conta a história de uma ciborgue descoberta por um cientista no século 26, desde então ela tenta viver a vida de uma garota normal, até um perigo bater a sua porta. Produzido por James Cameron, o longa promete ser uma batalha que Alita trava para recuperar suas memórias do passado, além de começar uma batalha com as pessoas corruptas que controlam a cidade.
James Cameron é famoso pelo filme Avatar e pelos filmes da saga Exterminador do Futuro, filmes que são classificados como distopias. Uma distopia é um “gênero” de filmes que contam a história de uma sociedade totalmente diferente da que nós vivemos, muitas vezes uma distopia é mostrada como uma sociedade controlada pelo Estado ou por outro órgão Opressor, como é mostrado em Jogos Vorazes e a série Divergente. Distopia pode estar em qualquer forma de reprodução de arte, mas só é mais perceptível em livros, séries e filmes.
Se você está procurando boas dicas de distopia para se preparar para Alita, você pode começar pelos filmes citados anteriormente, também temos a série The Handmaid´s Tale (baseada em um obra chama O Conto da Aia) e os livros 1984, Admirável Mundo Novo, Guerra dos Mundos, Laranja Mecânica, Fahrenhelt 451, A Revolução dos bichos, A Máquina do tempo e a série de A Seleção, além de muitos outros títulos, para você ficar preparado para o que você pode encarar (geralmente as distopias não são uma leitura leve).
Alita: Anjo de Combate tem em seu elenco a atriz Rosa Salazar como Alita, Christoph Waltz como seu “pai”, o cientista Dr. Dyson Ido, e Michelle Rodriguez como Gelda. O filme foi dirigido por Robert Rodriguez e sua data de estreia foi definida para o dia 14 de fevereiro nos cinemas.
CINEMA por Juliana Duarte
juduartea25@hotmail.com