Cirurgia plástica além da estética
Comprometimento do profissional com o paciente
De acordo com o censo 2016 sobre a situação da cirurgia plástica no Brasil, é cada vez mais frequente a procura por um cirurgião plástico no intuito de melhorar algo no corpo com o qual não se está satisfeito, ou para realizar uma cirurgia plástica reparadora. Realizar um procedimento estético da forma indicada pelo profissional escolhido pode ser o caminho para uma cirurgia de sucesso.
Trabalhando neste ramo há mais de 14 anos, o médico cirurgião plástico Dr. Luciano Marcos da Silva, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, acredita acima de tudo que o comprometimento do médico com o paciente é primordial. Cada caso é analisado cuidadosamente pelo cirurgião e tratado de forma individualizada. “Muitos pacientes chegam ao consultório com vontades que nem sempre podem ser realizadas. Em alguns casos não posso atender totalmente o desejo inicial do paciente quando o pedido é incompatível com o mais adequado para o caso em questão. É preciso priorizar a saúde ao invés da estética superficial que pode gerar consequências negativas “, afirma o cirurgião plástico.
De acordo com Dr. Luciano Marcos o primeiro passo é avaliar o paciente como um todo, observando suas expectativas em relação ao procedimento desejado, e indicar a técnica cirúrgica que mais atenda a suas necessidades. A segurança e efetuar o procedimento em um ambiente cirúrgico apropriado são de extrema importância. Fazer um planejamento e contar com a ajuda de terceiros para a realização das atividades de vida diária é outro item que não pode ficar esquecido pois o repouso é fundamental para a recuperação e o bom resultado da cirurgia. Durante todo o atendimento pré e pós- cirúrgico, a presença, a disponibilidade, o envolvimento, o acolhimento e a assistência ao paciente são indispensáveis para prevenir e cuidar de quaisquer intercorrências inerentes ao procedimento efetuado. “Garantir a qualidade do resultado é essencial” enaltece o cirurgião.
É aconselhável sempre procurar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pesquisar seu histórico, conversar com pacientes que já se submeteram a cirurgia plástica com o profissional escolhido, e no momento da consulta tirar todas as dúvidas para se sentir seguro em relação ao procedimento e ao resultado. O relacionamento médico-paciente é de extrema importância, é preciso haver empatia e respeito entre ambos, além de uma sintonia na discussão dos procedimentos a serem realizados. O objetivo maior da cirurgia plástica é proporcionar aos pacientes harmonia e satisfação com sua própria imagem o que acaba refletindo em uma melhor qualidade de vida.
DR. LUCIANO MARCOS DA SILVA
CRM/SP: 98374
CIRURGIÃO PLASTICO