CLAREAMENTO DENTAL: UM NOVO LOOK PARA SEU SORRISO
Dentes brancos, brilhantes e perfeitos. Quem nunca sonhou em ter um sorriso de artista? Desde que a onda de selfies começou, a procura por procedimentos estéticos dentários superou até mesmo a busca por próteses de silicone no Brasil. De acordo com dados apurados pela Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o setor apresentou um aumento que ultrapassou os 300% nos últimos anos. No entanto, procedimentos como o clareamento dental ainda causam muitas dúvidas entre as pessoas: “Fazer clareamento é seguro? ”, “Posso clarear os dentes em casa? ”, “Quanto tempo os resultados duram? ”. Como as festas de fim de ano estão chegando e com elas cresce a preocupação em melhorar a aparência, preparamos uma matéria especial com as perguntas mais comuns sobre o procedimento que chegam até nossos especialistas, confira!
O que pode alterar a cor dos dentes?
Antes de optar pelo clareamento dental é importante consultar um cirurgião dentista para avaliar o real motivo do problema. O exame clínico pode revelar a necessidade de um tratamento específico antes, ou até mesmo em substituição ao clareamento. Isso porque existem várias causas para dentes escurecidos, como lesões de cáries, problemas de canal e outras complicações em que o clareamento apenas disfarça, mas não resolve o problema. Então a melhor coisa a fazer é visitar o dentista para que ele aponte as reais causas do escurecimento e indique o melhor tratamento para cada caso.
O clareamento enfraquece os dentes?
Esta informação não possui evidências científicas. Tanto o esmalte, quanto a dentina não são prejudicados no procedimento. No entanto, o clareamento deve ser realizado sob a supervisão de um especialista para evitar problemas. Isso porque hoje em dia é muito comum a compra de clareadores extremamente perigosos, com formulação sem procedência, que causam consequências graves, como retração da gengiva e a sensibilidade dentária.
Por que nem sempre os dentes ficam branquíssimos?
Muitas vezes não é possível alcançar o branco desejado pois cada paciente tem uma reação diferente aos agentes clareadores utilizados no procedimento. Além disso, o dentista é único que pode indicar o limite seguro para clarear os dentes, de forma a harmonizar a nova coloração com o restante do rosto de maneira segura, evitando problemas como hipersensibilidade e o manchamento dos dentes.
Posso fazer o clareamento por conta própria?
Não. Apesar de ser um procedimento estético, o clareamento requer muito cuidado e deve sempre ser acompanhado por um especialista. Fazer o clareamento por conta própria pode trazer diversas complicações.
Uma “economia” que pode sair muito caro, já que a dosagem incorreta do clareador pode até mesmo corroer a gengiva e deixar as raízes dos dentes à mostra. Se você prefere não correr esses riscos, consulte o dentista para que ele indique o melhor tratamento e a dosagem correta dos produtos a serem utilizados.
Como o clareamento dental funciona na prática?
Primeiramente, o dentista realiza um exame clinico bem detalhado para avaliar a presença de lesões de cárie, problemas na gengiva e outras complicações que possam impedir o início do tratamento. Após a eliminação de todos os problemas, o dentista também faz uma profilaxia dentária previamente ao clareamento de fato, com a retirada do molde da arcada dentária para a produção da moldeira de acetato personalizada. O profissional prescreve o agente clareador, como o peróxido de carbamida, na quantidade e formulação adequada para cada paciente, que continuará o tratamento em casa de acordo com o que lhe foi recomendado. O tratamento completo pode durar entre 2 e 3 semanas conforme orientação do dentista, que poderá acompanhar os resultados semanalmente no consultório.
Quais os cuidados durante o tratamento e quanto tempo dura?
Durante o tratamento algumas precauções ajudam com que os resultados sejam mais efetivos, confira uma lista com as principais orientações:
• Evitar alimentos e bebidas muito ácidas e temperos fortes;
• Consumir o mínimo possível de bebidas e alimentos com altos índices de corantes artificiais (refrigerantes, molho de tomate industrializado) ou hiperpigmentados naturalmente (suco de uva, cenoura, beterraba, açaí);
• Não fumar, evitar enxaguantes bucais coloridos e não esquecer de caprichar na higiene bucal. Os mesmos cuidados devem ser tomados após a finalização do tratamento para manter os resultados por muito mais tempo.
A manutenção periódica poderá ser realizada entre 6 meses e 2 anos após o procedimento, dependendo dos hábitos do paciente.
Clareamento dental na Sempre Sorrindo A Sempre Sorrindo conta com uma equipe de dentistas especializados em todas as áreas da odontologia, altamente capacitados inclusive em clareamento dental, para transformar o seu sorriso com muita segurança.
Todo o atendimento e procedimentos necessários são realizados em um espaço moderno, com equipamentos de última geração, materiais da melhor qualidade e um preço que cabe no seu bolso.
Prepare-se para as festas de fim de ano e surpreenda com um sorriso totalmente renovado! Visite uma das unidades da Sempre Sorrindo e faça uma avaliação sem compromisso, o atendimento é na hora, não precisa marcar!
A vida é feita de sorrisos. E disso, a gente entende.
Dr. Raphael Brigagão Alcântara
CROSP - 97457