COMO CONTROLAR AS PREOCUPAÇÕES
As preocupações do dia-a-dia podem corroer nossa auto- estima. Não é possível passar uma boa imagem, se estamos preocupados, ansiosos com alguma coisa. Primeiro é entender que a reação ao problema nos afeta mais que o problema em si. Segundo é entender que a preocupação constante é um hábito que pode ser mudado.
Claro que existe situações que é motivo de preocupação mesmo, é normal. Mas existem pessoas que não sabem viver sem preocupação nem se quer dar um sentido à vida.
E isso se torna um vício na vida dela, sempre vai achar que está fazendo alguma coisa. Quando na verdade não fazemos nada, só causando sofrimento e gastando energias com pensamentos inúteis.
SAIBA COMO CONTROLAR AS PREOCUPAÇÕES.
As preocupações existem, mais podem ser controladas, nos deixando ter uma vida mais feliz e produtiva. Transmitindo mais determinação e autoconfiança. Vou passar dez dicas que uso, e realmente funcionam. Dicas que foram listadas no livro Escola da Vida.
1) Viva o presente: pare de sofrer pelo que já passou, já passou e não pode ser mudado. E pare de sofrer pelo que pode acontecer, nem sempre pode ser controlado.
2) Mude o que pode ser mudado, aceite o que não pode e saiba a diferença um do outro: A morte por exemplo, é uma situação que não pode ser mudada, outras podem com esforço e determinação. Gaste suas energias no que pode ser mudado.
3) Não crie tempestade em um copo d’água: evite tornar as coisas piores que são, procure enxergar as coisas na verdadeira dimensão e não na dimensão da sua preocupação.
4) Controle suas expectativas: expectativas fantasiosas podem lhe trazer preocupações e decepções. E esperar pelo pior, é preocupar-se com algo que talvez nem venha acontecer. Seja otimista e com os pés no chão.
5) Aprenda a relaxar: Albert Einstein diz, “nenhum problema seja resolvido no mesmo estado de espírito em que foi criado”. mente ajuda a encarar o problema de outra forma. Perceba que a solução estava bem a frente e preocupação não deixava enxergar.
6) Invista sua energia em soluções, e não em lamentações: desabafar é uma coisa, choramingar é outra. A auto piedade só serve para aumentar a preocupação e sensação de impotência. É péssima para sua imagem e autoestima.
7) Nenhuma situação é permanente: não encare como se os problemas fossem o fim do mundo. Você teve algum antes e conseguiu superar, porque não desta vez? Problemas são fases, ruins, e como todas as fases, ela também vai passar.
9) Todo mundo tem problemas não se envergonhe dos seus: não se preocupe com que os outros vão pensar, todo mundo tem problema. Em vez disso, peça ajuda, desabafe com alguém talvez ela não poderá ajudar materialmente, mas poderá apontar soluções que você não tinha pensado antes. Reforçando sua autoestima.
10) Busque exemplos inspiradores: não faltam histórias de pessoas que venceram na vida em meio a condições mais adversas. As vezes são pessoas que ficaram famosas, ou então, relatos que você ouve de um cobrador de ônibus, não importa. O importante é tirar proveito pra prosseguir. Você poderá se surpreender ao perceber que pessoas com tão pouco recurso conseguiram superar o imaginável.
LIDERANÇA por Alexandre Pratti
Empresario e Diretor da Fundação Napoleon Hill alexandrepratti@mastermind.com.br