Agência Parceira: RGB Comunicação

Como fazer uma fotografia FICAR MAIS AGRADÁVEL?

Esta não é uma questão nova, pois há muitos e muitos anos atrás já existia um pessoal que se perguntava se havia uma forma de construir uma imagem mais agradável à vista do ser humano.

Na história antiga existia um certo fanatismo pela proporção divina, na qual muitos acreditavam que “Deus” havia criado o universo sob uma regra matemática para que houvesse uma harmonia em tudo. Aliás, eu sou um destes que acredita que tudo é regido por esta proporção que já foi descrita por diversos pensadores, tais como: Pitágoras, Fibonacci e tantos outros.

Por exemplo: Leonardo da Vinci também era um destes e fez nas suas pinturas um exercício de vida sobre a regra da Propor- ção Áurea, conhecida pela letra grega Phi ou pelo número 1,618.

No fundo, tudo isso é muito complicado. Acredito que para melhorar nossas imagens, devemos apenas tomar certos cuidados e seguir de forma simples alguns conceitos básicos deixados por estes mestres.

Afinal, não existe nada mais chato do que olhar um álbum de fotografia, às vezes até feito por fotógrafos que se intitulam profissionais e não conseguem fazer com que a imagem seja agradá- vel, harmoniosa ou mesmo interessante.

Fotografias que não conseguimos parar para observar, que não têm nenhum ponto agradável e não sabemos onde olhar

Talvez um dos martírios deste século seja olhar no “Facebook” ou “Instagram” e sermos obrigados a ver milhares de fotografias mal compostas, mal arrumadas e sem sentindo nenhum se não fossem acompanhadas por um texto que as explicasse. Sabe aquele tipo:“Olha o que comi hoje!”

Até porque uma das regras mais básicas para ver se a imagem que você fez é boa ou ruim, é não precisar de uma legenda ou texto para que os outros entendam o que quis mostrar.

MAS COMO MUDAR ISTO?

Apenas respondendo 4 questões básicas na hora em que for fazer o click:

1) Qual é o assunto que vou fotografar?

2) Qual informação quero passar?

3) Tem como eliminar da cena outros objetos que possam confundir quem for ver?

4) Devo fazer a imagem na horizontal ou na vertical?

É claro que o assunto deve ser visível e sempre exposto com foco e luminosidade suficiente para ser bem visto. Mas entender e pensar no que quer mostrar, ajuda a posicionar o objeto em relação à cena e facilita o observador a entender aquilo o que você quer transmitir.

Uma imagem cheia de objetos diferentes, um monte de coisa aparecendo e pedaços de objetos podem interferir na leitura e desviar a atenção .

A orientação da imagem na vertical ou horizontal é muito importante, pois faz com que os olhos do observador entendam mais o que você quis dizer, por exemplo: caso esteja fotografando uma pessoa em pé, sua máquina deve estar na vertical e acompanhando a linha do objeto. Se ela estiver deitada, o ideal é que sua máquina esteja na horizontal, tal como um grupo de pessoas em pé formam uma cena na horizontal.

Acredite, se você conseguir pensar e resolver estas 4 questões na próxima fotografia, com certeza terá uma imagem com mais qualidade, objetividade e c o m mais clareza do que a dos outros pseudo fotógrafos.