COMO TER UMA ATITUDE DIFERENTE E MELHORAR SEUS RELACIONAMENTOS
Sua atitude tem uma profunda influência sobre como você enxerga a vida. Se você espera coisas ruins, é isso que você receberá. Se espera coisas boas, você muitas vezes receberá. É assim que funciona: a vida te dá tudo aquilo que você espera dela.
Conta uma história que dois homens olhavam pelas grades de uma prisão. O primeiro via a lama; o outro; estrelas. E você? Pergunte a você: com quais lentes tem olhado sua vida? Os problemas, os desafios, os obstáculos, como você lida com eles?
Para meus clientes costumo pedir “Lembre-se de um dos momentos em sua vida que você mais cresceu, qual dificuldade você superou naquele episódio? Veja, quanta força você teve, quantas atitudes incríveis você teve e o quanto você cresceu.
Ainda nas sessões com meus clientes, noto que 80% reclama sobre “como as pessoas ao redor trazem problemas”, e isso gera alto impacto negativo no dia a dia. Nesse aspecto quero lhe mostrar algo, meus clientes e você podem estar cometendo o mesmo erro: colocar a “culpa” nas pessoas que o cercam, dizendo que elas são responsáveis por não ajudar ou não fazer com que vocês se dêem bem. Para este comportamento o ajuste que proponho é que você se pergunte “- No que depende exclusivamente de mim, o que eu posso fazer?”. Sim, você pode estar repetindo tudo aquilo que o “outro não faz” e este é o momento para lembrar você mesmo: “- E eu, o que posso fazer, da minha parte? Já fiz realmente tudo?”. Detalhe, faça essas perguntas com a mente e o coração abertos.
Na universidade, na pós-graduação, sou responsável por uma disciplina chamada “Gestão de crises” e ensino meus alunos a verem como funciona o cenário que chamo, “Briga de quem tem razão”, conhece? É quando duas ou mais pessoas envolvidas brigam para provar quem está certa. Na vida, quando esta cena acontece, nunca há conciliação. Frases como: “Eu acho que é melhor...” , “Você não me entende...” e “Você não está vendo...” são evidências de que alguém se defende e acusa. Experimente dizer: “O que você acredita que eu posso fazer?”, “O que você sugere que eu faça?”, “Como você espera que eu faça?”. Dialogar, fazendo perguntas, pode dar oportunidade ao outro de ser ouvido e isso também pode dar oportunidade a você, de ver o quê, como e quais expectativas o outro espera de você. Dar a chance de falar e ouvir as perguntas ofertadas traz rapidez no entendimento entre você e as pessoas que convive.
Exercitar habilidades para melhorar seus relacionamentos pede estes ajustes em suas atitudes. Note a palavra que uso: “ajustes”. Quando trabalho costumo dar um exemplo que é, imagine uma cena em que eu chego em casa e digo ao meu marido, “- A partir de agora as coisas vão mudar”. O que pode acontecer? Esta frase causa quais comportamentos, quais sentimentos? Agora, imagine um ajuste nessa cena, e eu dizendo ao meu esposo ,“- A partir de agora vamos fazer uns ajustes”. O que mudou?
Uma palavra pode fazer a diferença na sua comunicação, e seus relacionamentos, seja com seu cônjuge, seu chefe, seus filhos ou amigos, vão sentir a diferença.
Perceba que até este momento, tratamos sobre como sua atitude se revela em como você se comunica: o quê tem falado e como tem falado. Avaliar isso, faz você enxergar que sua atitude, quando fala com as pessoas, tem sido conciliadora ou defensiva?
O livro “Winning with people” (Ganhando com as pessoas) de John C.Maxwell traz princípios que qualquer um pode usar para melhorar sua capacidade de construir relacionamentos melhores. Divido com você alguns princípios especiais:
• O princípio da lente: quem somos é o que determina o modo como vemos os outros. Se formos positivos, nós os vemos de modo positivo.
• O princípio da dor: pessoas magoadas magoam pessoas e se deixam facilmente magoar por elas. Nossas experiências negativas e nossa bagagem emocional dão cor á nossa percepção de como vemos os outros.
• O princípio do elevador: podemos levantar as pessoas ou derrubá-las em nossos relacionamentos. As pessoas têm uma mentalidade que consiste em levantar ou limitar os outros.
• O princípio do aprendizado: cada pessoa que conhecemos tem o potencial de nos ensinar algo. Algumas pessoas têm uma atitude receptiva ao ensino e admitem que podem aprender algo com todas as pessoas que conhecem. Outras desprezam muitas pessoas e admitem que elas nada têm a oferecer.
Há 16 anos minha missão tem sido fazer você ver, dentro de você, tudo o que possui de melhor e, ainda te ensinar a ver isso nas pessoas que te cercam. Me emociono. Você também vai se emocionar, vai melhorar, vai viver mais e melhor. Você pode!
Saiba como em www.emmana.com.br e me escreva contato@emmana.com.br
COACHING por Érika Pereira | 16 98146-6112 | 11 95809-3477
Coach e Gestão de pessoas www.emmana.com.br