Documentário
Empresas da cidade de Sertãozinho colaboram para incentivar e apoiar o documentário "Zeferina", produzido pela Grattitude Filmes, dos produtores Lucas Bretas e Samuel Prisco. O filme narra a inspiradora história de Maria Zeferina Baldaia, uma corredora local e nacionalmente aclamada que conquistou importantes provas, como a Corrida de São Silvestre e a Volta da Pampulha durante sua trajetória profissional. Reconhecida como a "Corredora dos Canaviais", Zeferina é uma figura muito querida em Sertãozinho e reconhecida em todo país e até fora dele. A primeira empresa a formalizar o incentivo ao longa é a Fundição Água Vermelha (FAV); em seguida, os diretores estão em negociação com outros empresários da cidade, que pretendem incentivar a produção e elevar o nome da atleta e, consequentemente, da cidade.
O documentário "Zeferina" reconstrói a vida dessa jovem humilde em suas origens, que começou a correr por acaso, impulsionada pela sensação de liberdade e pelo desejo de mudança, por entre os canaviais da cidade. Lucas Bretas, produtor e roteirista, destaca que "o que aquela menina não sabia é que os pés descalços no meio dos canaviais estavam começando a trilhar uma história de sucesso, num caminho sem volta. De babá, gari, empregada doméstica e até cortadora de cana, ela chegou ao lugar mais alto do pódio do atletismo brasileiro”. Bretas expressa sua surpresa e emoção a cada descoberta na vida de Zeferina e acredita que a maratonista, que se aposentou no final do ano passado, deixa as provas, mas será eternizada no hall da fama.
O acordo de patrocínio com a FAV foi formalizado em uma reunião entre os produtores do filme, Samuel Prisco, Lucas Bretas e André Castro, e os diretores da empresa Fundição Água Vermelha (FAV), Samuel Mazer e Fernando Fraioli. Presente no mercado desde 1989, a FAV tornou-se referência nas áreas de usinagem, mecânica, caldeiraria e modelação. Com uma área de 8.000 m² situada em Sertãozinho, a empresa possui capacidade para fundir mais de 200 toneladas por mês, atendendo às demandas dos setores sucroalcooleiro, mineração, siderurgia, alimentos, bebidas, calçados e cogeração de energia. O início do apoio pelas empresas de Sertãozinho, estreado pela Fundição Água Vermelha, entusiasma empresários locais e os produtores do documentário "Zeferina", que se unem no projeto com o objetivo de valorizar a cultura e o talento local, além de inspirar outras histórias de superação. “O envolvimento dessas empresas ressalta a importância do apoio à produção audiovisual independente e destaca a vitalidade da indústria cinematográfica na região”, afirma Prisco.
Atualmente, o documentário encontra-se em fase de produção, com filmagens externas que tiveram início em fevereiro de 2022, reconstituindo a história da mulher que corria nos canaviais com riqueza de detalhes. O cronograma para essa etapa do projeto foi concluído em dezembro, quando Zeferina participou de sua última São Silvestre, prova que venceu em 2001, superando as principais corredoras do mundo. No decorrer deste ano, seguem as etapas de montagem e finalização, incluindo a produção de uma trilha sonora exclusiva. Para os roteiristas, a produção tem o potencial de reafirmar a Grattitude Filmes como uma produtora de destaque, capaz de concorrer em grandes festivais de cinema. Ele adianta ainda o interesse de executivos da Rede Bandeirantes em posicionar o filme em sua plataforma de streaming BandPlay; mesmo acordo já fechado para outra produção da dupla: 1538°C - The Iron Human.
Sobre a Grattitude Filmes
Uma produtora cinematográfica fundada pelo diretor Lucas Bretas, cujo crescimento e sucesso foram impulsionados pela união de bons ideais e pela habilidade em contar histórias. Com a chegada do diretor executivo Samuel Prisco, a produtora consolidou-se como uma referência no ramo audiovisual, contando com uma equipe experiente e comprometida em oferecer produções de alta qualidade.
Sobre a Fundição Água Vermelha (FAV)
Reconhecida no mercado desde 1989 e destaca-se nas áreas de usinagem, mecânica, caldeiraria e modelação. Localizada em Sertãozinho, a empresa possui uma área de 8.000 m² e tem capacidade para fundir mais de 200 toneladas por mês, atendendo a diversos setores industriais. A FAV é comprometida com a excelência e a inovação, fornecendo soluções de alta qualidade para seus clientes.
Atendimento à imprensa:
Melhor Palavra Com
Bruna Carvalho – brunacarvalho@melhorpalavra.com.br
(11) 9 9471 4151 - WhatsApp