Equilíbrio no relacionamento afetivo
Nunca se falou tanto nas formas de se relacionar como nos dias de hoje. Tudo para responder as exigências de uma sociedade onde os valores e as regras econômicas e sociais estão sempre em mutação.
Diante desse panorama, a relação conjugal parece ser a que mais exige das pessoas, uma vez que contempla histórias de vidas diferentes. Histórias essas que se chocam ao longo da trajetória do casamento. O sofrimento é tal, que o indivíduo aponta para a relação ou para o parceiro, como sendo causador do seu sofrimento.
Nessa perspectiva a terapia de casal se faz presente, no intuito de identificar os aspectos inconscientes da relação conjugal, viabilizando reflexões acerca dos conflitos apresentados. Ela promove um olhar para o espaço ocupado por cada um na relação, auxiliando no processo de conversa, no bem estar dos parceiros e na resolução dos conflitos, contribuindo para o fortalecimento do processo de individuação de ambos e do casal como um todo.
Os benefícios que a terapia de casal traz, à longo prazo, estão ligados a uma melhor comunicação entre N os cônjuges; um olhar diferenciado para com o outro, ampliando a compreensão e entendimento da condição emocional de cada um e da relação.
Cabe ressaltar que a terapia de casal se compromete com a promoção da saúde emocional dos membros do casal e da relação, criando com os mesmos, não só um caminho para resignificar essa relação, mas também de conscientizar sobre o quanto o casal está disposto para a manutenção ou não desta.
Stella Mesquita Vicente Ferreira CRP 06/66928
- É Psicóloga Clínica e Terapeuta de Casal;
- Formada em Psicologia desde o ano de 2002;
- Participante da 8° Turma do curso de Terapia de Casal (com Maria Regina Castanho França e Vanda Lucia Di Yorio Benedito);
- Participou recentemente do workshop com Dr. Stephen Madigan (Diretor da Escola de Terapia Narrativa de Vancouver), sobre Perguntas Terapêuticas e Entrevista Relacional com Casais em Alto Conflito.