Agência Parceira: RGB Comunicação

Fim de ano é tempo de...?

Mais um final de ano se aproxima. Quais foram suas vitórias? Quantos leões você matou? 365? Tenho certeza que gerou #aprendizados e desafios suficientes para recebermos um novo troféu. Enquanto algumas mulheres reclamam ter sido ruim, outras dizem ter sido um ano maravilhoso diante de tantas oportunidades que puderam aproveitar.

Como tudo na vida existe a questão da #percepção. Cada pessoa encara as oportunidades e desafios de uma forma, cada uma tem sua verdade diante das experiências vividas, informações absorvidas e influência de pessoas que convive. Otimismo, realismo e pessimismo sempre estão diante de todas nós, depende da nossa escolha como responder à vida.

Mas vamos lá, fim de ano tem tudo a ver com família reunida e #confraternizações. Até mesmo aquelas que acreditam serem dias comuns, acabam concordando que o fim de ano provoca um clima diferente no ar. Nesta época, muitas mulheres fazem uma lista de promessas de ano novo, participam de confraternizações, amigo secreto, levam os filhos para ver a chegada do Papai Noel na praça e no shopping, fazem um ato de caridade, compram presentes para a família, se alegram ou se descabelam com a chegada das férias das crianças, viajam, enfim, a maioria segue todo o ritual social e familiar. 

Eu particularmente gosto de olhar para o #passado, fazer nesse momento uma revisão do ano que passou, uma espécie de “balanço pessoal”, uma análise dos aprendizados que tive, não para ficar procurando pelos erros e alimentando a culpa por eles, mesmo porque não foram erros, são experiências pessoais que vivemos simplesmente para nos trazer até aqui e nos amadurecer.

Essa ideia de olhar para o passado é simplesmente para revisar os objetivos que traçamos lá no ano passado e ver como estamos hoje em relação a eles. Certamente não teremos vitória em todos eles. Em muitos deles nosso resultado terá sido diferente do esperado e agora será preciso corrigir o percurso. Não importa. O importante é ser #grata a Deus pelo momento presente que estamos vivendo, mas também nos movimentando para o futuro, se realmente estamos agindo para chegar onde queremos.

Bem, além deste “balanço pessoal”, gosto muito de #organizar, aliás, esse é o meu verbo. Organizar a vida, organizar as ideias, organizar a casa, organizar os objetivos, colocar tudo o que está fora do lugar, no seu devido lugar. Mudar se for preciso. Organizar o formato da mulher modelo 2018 e já preparar a mulher modelo 2019. É desta forma que penso e funciona comigo; a minha felicidade e realização estão totalmente atreladas à minha liberdade de expressão e reinvenções pessoais.

Eu, particularmente, acredito que essa época traz também um misto de esperança e força de transformação. É um momento mágico para recarregarmos as energias e fazermos uma análise de nossa evolução, não somente material e profissional, mas principalmente nossa vitória como pessoa. Essa, a meu ver, é a #essência de tudo, nosso desenvolvimento como ser humano.

É por tudo isso e muito mais que, o fim de ano é tempo de estar com a #família, celebrar nossas conquistas e alimentar sonhos. É ao lado da família que relembramos nossa essência e percebemos que muitas coisas mudaram no mundo, mas para os nossos parentes, continuamos sendo as mesmas, independente do caminho que cada um tomou. Se, por alguma razão, você estiver sozinha ou distante de sua família, acredite: Ele, nosso menino Jesus, está contigo.

Aproveito a oportunidade para desejar a vocês um Feliz Natal e um Ano Novo de muito aprendizado, força e alegria, além de deixar a minha sugestão de incluir este objetivo de #inconformismo e melhoria contínua como pessoa a vocês, como um dos principais a serem alcançados neste novo ano.

Um agradecimento especial a minha amiga revisora Jaqueline Stamato. @jaquelinestamato e ao fotógrafo Rubens Scotton @scottonfotografias.