INAUGURAÇÃO DO NÚCLEO DE MEDIAÇÃO COMUNITÁRIA
Ocorreu no dia 03 de dezembro a Solenidade de Instalação do Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania do 43º Quadragésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar do Interior (Sertãozinho). O evento contou com a presença de diversas autoridades do Poder Judiciário, Legislativo e Executivo de Sertãozinho e região. A parceria da Polícia Militar com o Tribunal de Justiça é o que há de mais especial em relação ao cuidado com o cidadão.
Com isso a união do NUMEC (Núcleo de Mediação Comunitária) e CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania) permite realizar mediações de conflitos das ocorrências policiais que não alcançam a seara criminal, ponderando as partes para construírem um acordo, tendo em seguida a homologação judicial, dando poder de título executivo ao acordo.
As situações de conflitos serão triadas pelo Centro de Operações da Polícia Militar e de sistemas inteligentes informatizados de busca de ocorrências, onde através do qual as partes serão chamadas a construírem um acordo em local adequado e sem estar no calor do problema. A mediação de conflitos realizada pela Polícia Militar não substitui o atendimento emergencial, mas é mais uma forma de atendimento ao cidadão de bem, onde a solução encontrada é mais duradoura. Serão atendidas ocorrências de conflitos de vizinhança, perturbação de sossego, e demais situações em que haja conflito de direitos disponíveis.
Não é o mediador que impõe uma obrigação às partes, mas estas é que definem como será solucionada a questão, sendo tudo tratado de forma sigilosa e sem exposição das partes. O NUMEC de Sertãozinho está instalado nas dependências do 43º BPM/I (Quadragésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar do Interior), na Av. João Pignata, 922 - Jd São Sebastião.
43º Batalhão de Polícia Militar do Interior
Avenida João Pignata, 922 | Jd. São Sebastião | Sertãozinho | Tel.: (16) 3947-2380
43bpmip5@policiamilitar.sp.gov.br