LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
É uma técnica de massagem que aplica pressão em pontos específicos soltando a musculatura, melhorando a qualidade do movimento entre músculos e fáscias.
A fáscia é uma membrana de tecido conjuntivo localizada logo abaixo da pele, extremamente resistente e elástica.
Dependendo dos movimentos ela pode sofrer alterações e lesões que atrapalham ou até mesmo impedem o trabalho dos músculos causando muita dor.
O corpo reage a essas alterações formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos (trigger points), eles acumulam toxinas impedindo que a nutrição do musculo seja feita corretamente, alterando assim a coordenação, a flexibilidade, a amplitude de movimento e a força muscular.
A partir daí surge o ciclo - desgaste - formação de nódulos - dificuldade de movimento - lesão.
A alteração da fáscia se dá devido a treino intenso, má postura, stress, padrões errados de movimento e outros.
A liberação miofascial deve ser feita por um profissional qualificado e o mesmo também pode orientar seu aluno na pratica da auto liberação feita com rolos.
ESSA PRATICA DEVE SER EVITADA EM ALGUNS CASOS COMO:
• Problemas circulatórios
• Hipersensibilidade a dor crônica
• Inflamações musculares ou ósseas
• Pessoas que fazem uso de anticoagulante
• Pessoas feridas ou com hematomas
• Mulheres no primeiro trimestre de gestação
Não e só treino! Devemos dar manutenção na musculatura preservando as articulações, a amplitude de movimento e os padrões de movimento, evitando dores e lesões.
Sou fã da liberação miofascial, muitos alunos acreditam estar perdendo tempo realizando essa prática antes ou após os treinos, mas ela sem dúvidas faz parte de um bom planejamento de treino e cuidados com sua saúde e bem-estar.