Agência Parceira: RGB Comunicação

Mantenha Seu Sorriso Saudável

Recebo diariamente pacientes para avaliação cirúrgica om vistas a exodontia de terceiros molares inclusos e, na maioria das vezes, os pacientes já vem com pré-conceitos e informações incorretas de alguns cirurgiões-dentistas que, por não trabalharem da área da cirurgia, contribuem involuntariamente para criação de paradigmas cirúrgicos a serem quebrados durante a consulta.

Diante da indicação para exodontia de terceiros molares inclusos, alguns questionamentos iniciais surgem tanto por parte do paciente, temeroso com as “lendas” acerca da “retirada dos sisos”, quanto por parte de cirurgiões-dentistas, não habituados a este procedimento.

Para pacientes com indicação de remoção dos quartos terceiros molares, o melhor é fazer o procedimento em uma, duas, três, ou quatro etapas? Quais riscos? Quais benefícios? Como é o controle da dor e do edema? Como ocorrerá a cicatrização?  Como será a alimentação deste paciente?

O tempo para cicatrização envolvendo a exodontia de 1 ou 4 dentes extraídos simultaneamente são exatamente o mesmo, e a medicação pré-operatório é de fundamental importância, a prevenção da dor é tão ou mais importante do que o combate à dor instalada. Existe vários trabalhos publicados que demonstram os benefícios da pré-medicação com glicocorticoides antes da cirurgia.

No momento do trauma cirúrgico esta medicação já estará na circulação sanguínea, agindo em todos os sítios simultaneamente, sendo assim, se fizermos apenas a exodontia de um dente, ou de 4 dentes, a dose e os efeitos da droga serão os mesmos. O controle da dor pós-operatório será feito com anti-inflamatórios e analgésicos de ação periférica e/ou opióides.

O paciente deve ser esclarecido que todo desconforto pós-cirúrgico é passível de controle.

Dr. Marcelo Rodrigo Pontes

CROSP 66974