Não coma carne!! Porque?
Apesar da imagem geralmente divulgada ao público de “fazendas felizes”, não é isso o que realmente ocorre na esmagadora maioria dos casos. As atuais granjas industriais, onde são criados mais de 90% dos animais ditos “de produção”, mais se parecem com fábricas – a diferença é que as “máquinas” são os próprios animais, explorados e utilizados como se fossem qualquer objeto inanimado.
Os estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não vegetarianos com estilo de vida similar mostram que os vegetarianos têm menor incidência de todas as doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade.
Um padrão de alimentação que promove tantos benefícios não pode ser constituído de uma dieta carente.
O que leva uma dieta a ser ou não deficiente não é o fato de ter ou não ter carne no cardápio, mas sim a forma que a dieta é feita. Uma pessoa que comer carne, sendo chamada de onívora, mas não come frutas e verduras, pode ter deficiência de ácido fólico, baixa ingestão de fibra e potássio, por exemplo. A dieta vegetariana bem planejada, como deve ser qualquer dieta, pode e oferece todos os nutrientes que precisamos.
Como a maior parte das pessoas que comem carne não fazem uma dieta equilibrada, é interessante que aprendam a se alimentar de forma correta, e aprender isso o momento que se adotar a dieta vegetariana é uma boa possibilidade.
PROTEÍNA
Retirar carnes da dieta é muito simples, pois em geral basta trocar 100 g de carne por uma concha de leguminosas (feijões, ervilha, lentilha, grão de bico...)
“Os animais do mundo existem por suas próprias razões. Não foram feitos para os seres humanos, do mesmo modo que os negros não foram feitos para os brancos, nem as mulheres para os homens.” Alice Walker
Formada em gastronomia Camila Botelho é especializada em alimentos da terra. A chef é focada em alimentos vibracionais que tragam energia para o organismo. Sempre mostrando o quão grandiosa é a diversidade de ingredientes que temos e fazendo releituras de receitas tradicionais mundialmente conhecidas. Buscando o que há de mais simples aos olhos e mais aconchegante ao paladar. Trabalha em geral com consultoria de restaurantes , personal cooking , workshop e eventos.
Após viagens de estudos gastronômicos a China e Europa em 2016 e janeiro e fevereiro de 2017 trouxe muitas novidades para o seu novo menu.
A chef Camila Botelho é formada em gastronomia pela universidade IBMR Rio de Janeiro – Brasil
Gastronomia Cozinha japonesa - Senac Brasil
Le Cordon Bleu Florence - Italy
Quaderni & Fornelli Milano - Italy
Gastronomia cursos livres Vegetariana/Vegana - Brasil
Coordenadora departamento de gastronomia da sociedade vegetariana Brasileira
BOLINHO DE ARROZ CATETO
2 xic de arroz cateto integral cozido ou arroz negro
1 xic de tofu amassado com as mãos
10 folhinhas de hortelã picado
1 c sopa de coentro picado ou cheiro verde
Sal
Pimenta do reino
Preparo:
Misture tudo em um bowl e molde os bolinhos, leve ao forno a 180 graus até dourar e vire um a um para dourar o outro lado, assim vai ficar bem crocante.
Depois misture melado com limão e banhe seu bolinho ... experimente, depois me conte qual foi a experiência.
Dicas e Receitas
youtube.com/chefcabotelho
Instagram e facebook chefcabotelho