Agência Parceira: RGB Comunicação

NÃO SEJA UM ESTELIONATO!

Segundo o Código Penal, há um crime de estelionato quando uma pessoa usa o engano ou a fraude para levar vantagem sobre alguém. O criminoso utiliza lábia e influência para convencer a vítima a dar dinheiro, objetos pessoais, dentre outros. O famoso 171.

Por que decidi escrever esse artigo?

Há um tempo eu postei no Facebook uma linda foto de família em que me encontrava de férias junto a minha mulher na Disney. Lembro que junto à foto coloquei também uma emocionante declaração de amor. Sabe aquelas bem melosas, acompanhadas de coraçõezinhos? Pois é...

Entretanto, menos de uma hora após ter publicado essa foto nossa, minha esposa me cobrou uma coisa boba que eu havia prometido resolver naquela semana - sendo que injustificadamente - perdi a paciência e fui grosso com ela.

Após observar em silêncio meu surto de histeria, ela não me disse nada.

Apenas apontou para tela do meu notebook onde por coincidência encontrava-se aberta na postagem da nossa foto que eu havia publicado.

Surpreendido com a inteligência emocional dela, na qual foi capaz de vencer uma discussão sem dizer sequer uma única palavra, naquele momento me senti tão mal e envergonhado que fui até o banheiro e, olhando para o espelho falei comigo mesmo em voz alta: EU SOU UM ESTELIONATO!

Eu não estava vivendo aquilo que eu havia publicado nas redes sociais, tudo aquilo era uma tremenda fraude da minha parte. Como eu poderia perder a
paciência por uma coisa tão insignificante depois de ter acabado de fazer uma declaração de amor?

Sabe uma das coisas que eu Lucas Tobias mais admiro nas pessoas é a coerência: pessoas que vivem o que pregam, que cumprem horários, palavras e promessas... que conseguem serem os mesmos na sua presença e na sua ausência.

Facebook, Instagram são lugares onde mais se observam estelionatos: infinitas felicidades, amizades eternas, fotos com closes perfeitos no meio de gente bonita, festas e viagens maravilhosas onde se doeu o canto da boca de tanto sorrir.

MAIS QUANDO O SINAL DO WI-FI É DESLIGADO, QUANDO SUA OPERADORA AVISA QUE SE ENCERROU SEU PACOTE DISPONÍVEL DE DADOS MÓVEIS PARA AQUELE MÊS, O QUE FICA?

Não estou dizendo que você deve contar suas lamúrias e derrotas pelas redes sociais, não é isso, afinal poucas pessoas no curso da sua vida estarão dispostas realmente em te ajudar. Apenas acredito que devemos incessantemente buscar se aproximar a vida contada nas redes sociais da vida vivida off-line.

Desejo para você que seus sorrisos clicados sejam sinceros, que o beijo da foto de casal tenha sido dado com paixão - e não só buscando o melhor ângulo para a foto - que aquela selfie publicada no Dia dos Pais junto com seu “velho” seja verdadeiramente o reflexo de uma família unida, e o mais importante: desejo que seus melhores momentos – aqueles que pulsam o coração quando recordados - sempre sejam aqueles que não foram publicados.