Agência Parceira: RGB Comunicação

Nicnet expande negócios no interior de SP com apoio da WDC Networks

Parceria permitiu ao ISP acelerar o crescimento na região de Ribeirão Preto, conquistar a liderança do mercado B2C e inaugurar datacenter próprio mirando o segmento corporativo

São Paulo, 27 de março de 2025 – Quem vai à Arena Nicnet em Ribeirão Preto (SP) para assistir aos jogos do seu time do coração ou aos shows de sua banda favorita não imagina o caminho que o provedor de internet (ISP) Nicnet percorreu até chegar a ter a sua marca estampada no estádio.

Fundada em 2011 na cidade de Cravinhos, interior de São Paulo, pelo empresário Roberto Amoroso, a empresa logo começou a trilhar uma trajetória de sucesso, que foi acelerada em 2016, quando firmou uma parceria estratégica com a WDC Networks – empresa de TI e Telecom que importa, fabrica e distribui soluções no Brasil e na Colômbia. De lá para cá, a Nicnet vem consolidando sua operação no mercado de Telecom e acabou de inaugurar um datacenter próprio, com tecnologia Huawei, marcando o início de uma nova fase da companhia:  o atendimento ao mercado corporativo (B2B). 

Roberto Amoroso relata que, como muitos ISPs no Brasil, sua grande dificuldade no começo da operação era ter acesso a capital de giro para poder atender à grande demanda na época por conexão à internet banda larga. Por isso, em 2016, quando teve contato com o modelo de locação de equipamentos Technology as a Service (TAAS) da WDC Networks percebeu que essa era a grande oportunidade para expandir sua atuação sem ter que dispor de grandes investimentos iniciais ou a recorrer a financiamento bancário com juros exorbitantes, inviabilizando toda e qualquer expansão.

“Eu conhecia o Vanderlei Rigatieri de longa data devido à sua atuação no mercado de Telecom. Quando olhei com mais atenção para as iniciativas da WDC, descobri as vantagens de utilização do TAAS, e iniciamos uma parceria estratégica que se estende até hoje. Construímos boa parte da nossa infraestrutura de rede locando equipamentos da WDC para ter mais fôlego financeiro. A WDC foi e continua sendo uma peça importante não só na história do crescimento da Nicnet, mas de grandes ISPs por todo o Brasil”, afirma Amoroso.

O modelo de locação por TAAS permitiu que a Nicnet pudesse dar a resposta “desde o primeiro dia” à crescente demanda de acessos por parte dos novos clientes. Deu um salto no número de acessos e em oito anos, a empresa aumentou em quase 20 vezes o número de assinantes na região. “Além do mercado B2C, esse ano de 2025, com o início da operação do nosso datacenter, temos um plano robusto e audacioso de crescimento no mercado B2B”, diz o executivo, sem revelar mais detalhes sobre a iniciativa.

 

Diversificação do portfólio

Um diferencial da Nicnet que foi responsável pelo crescimento exponencial e liderança na região onde atua – que abrange os municípios de Ribeirão Preto e Barretos – foi a sagacidade em aproveitar novas oportunidades de negócios e a entrada de inovações tecnológicas no mercado. Por exemplo, a migração de tecnologia de rede GPON para xGPON da Nokia garantiu mais qualidade e segurança para upload e download de dados. Em tempos de difusão da tecnologia streaming – que permite transmitir conteúdos multimídia, como áudio e vídeo, pela internet em tempo real – quanto menor a latência na transmissão de informações, maior a satisfação dos clientes.

Outra tendência de mercado que foi aproveitada pela Nicnet foi a consolidação dos podcasts. A companhia contou com a consultoria da WDC para montar um estúdio-modelo na sede da empresa com tecnologia de áudio das fabricantes Shure (microfones) e Yamaha (som). Assim a Nicnet expõe as soluções a potenciais consumidores e ainda aluga o estúdio para criadores de conteúdo. Além disso, também adquiriu soluções de telefonia da Grandstream para incrementar seus pacotes voltados aos clientes corporativos, dentro dos planos de expansão no mercado B2B.

“A WDC sempre foi muito proativa na apresentação de novas soluções tecnológicas. Gosto muito do time de especialistas que o Vanderlei colocou na empresa, isso me ajuda a ter a certeza de que estou no caminho certo, com o parceiro ideal”, completa Roberto Amoroso, que utiliza a logomarca da WDC estampada nos uniformes das equipes de campo como uma forma de comunicar ao mercado a satisfação com a parceria bem-sucedida com a WDC Networks.

Algumas soluções não chegam diretamente aos clientes, mas otimizam a gestão do dia a dia da empresa, como o carregador veicular Enel X Way, instalado nos escritórios da companhia para abastecer a frota de veículos, bem como os videowalls da LG montados no pátio interno da sede, para uma comunicação ágil e objetiva com as equipes, e na Central de Operações de Rede (NOC). Já outros produtos ficam bem expostos para promover e garantir a visibilidade das iniciativas da empresa para a região: o painel de LED da Leyard, disposto no placar da Arena Nicnet, o estádio de futebol do Botafogo de Ribeirão Preto – cuja concessão do nome foi obtida em 2024 e é válida por dez anos.

“A WDC tem um portfólio completo, de A a W, para atender todas as oportunidades de negócios dos provedores de internet e a Nicnet é um exemplo claro dessa realidade, não só pela diversidade de soluções contratadas conosco ao longo dos anos, mas de como aproveitou cada chance para se destacar no mercado e aprimorar sua operação. A Nicnet diz que nós fomos o grande parceiro na sua expansão, mas a WDC também pode dizer que eles foram e continuam sendo a peça fundamental no nosso sucesso”, afirma Vanderlei Rigatieri, CEO e fundador da WDC Networks.

 

Sobre a WDC Networks

A WDC Networks (Livetech da Bahia Ind. e Com. S.A.) é uma empresa distribuidora de tecnologia que atua nos segmentos de Telecomunicações, Energia solar, Áudio e Vídeo Profissional, Cibersegurança, Segurança Eletrônica, Infraestrutura de redes, Wi-Fi, Comunicação Unificada e Serviços gerenciados – Listada na B3, desde 2021, sob ticket LVTC3. Fundada em 2003, com capital 100% nacional, a empresa se tornou líder em seus segmentos na oferta do modelo de negócio TaaS – Tecnologia “As a Service” (Hardware e Software as a Service). A empresa industrializa no Brasil mais de 50% dos itens de maior volume, conta com parcerias estratégicas com fabricantes internacionais e nacionais, a maioria líderes em seus segmentos, e possui uma rede de canais em todo o Brasil. Isso garante um portfólio amplo, com mais de 30 marcas.

 

Capital Informação – Assessoria de Imprensa

Mariana Lima – mariana@capitalinformacao.com.br

Adriana Athayde – adriana@capitalinformacao.com.br

(11) 3926-9517 / (11) 3926-9518

www.capitalinformacao.com.br