O DIABETES
Por Bia Santiago - Personal Trainer | CREF - 015416-G/SP | STUDIO BIA SANTIAGO
O diabetes é uma doença caracterizada por uma síndrome metabólica, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina, ou da incapacidade da insulina em exercer adequadamente seus efeitos, ocasionando um aumento da glicose no sangue (hiperglicemia).
O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está na corrente sanguínea possa entrar dentro da célula para ser utilizado como fonte de energia. Portanto se houver sua falta ou se ele não agir adequadamente haverá aumento da glicose no sangue e consequentemente o diabetes.
Existem vários tipos de diabetes, os mais comuns são:
DIABETES TIPO 1: Quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.
Somente cerca de 10% da população apresenta esse tipo.
DIABETES TIPO 2: Existe uma combinação de 2 fatores, a diminuição da secreção da insulina e um defeito na sua ação conhecido como resistência à insulina. 90% da população apresenta esse tipo.
O diabetes tipo 2 vem acompanhado por alguns fatores de risco como: sobrepeso, obesidade, estilo de vida sedentário, má alimentação entre outros.
BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PERANTE UM QUADRO DIABÉTICO
• Aumento da ação da insulina
• Aumento da captação da glicose pelo músculo, reduzindo muitas vezes as doses de medicamentos e auxiliando na prevenção de problemas associados ao diabetes, como alterações na retina, nos vasos sanguíneos, nos nervos rins e coração.
• Diminuição da glicose circulante
• Aumento da sensibilidade celular a insulina
• Diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, para o diabético isso é muito importante, pois tem maior risco de doenças vasculares
• Perda de peso
• O exercício físico é o único tratamento não medicamentoso que existe.
Procure um bom profissional de educação física que possa direcionar seu treino adequando intensidade, volume, frequência e as outras variáveis importantes para um bom resultado.