Agência Parceira: RGB Comunicação

O PORQUÊ É TÃO IMPORTANTE FOTOGRAFAR PESSOAS E SEUS ALIMENTOS

Quando você estuda indumentária, logo vem à sua cabeça o modo como aquelas pessoas, naquela época, se vestiam ou se comportavam. Ou seja, com toda certeza podemos analisar alguns costumes através das roupas ou mesmo dos acessórios usados em uma determinada época.

Lógico que seria superinteressante poder voltar alguns anos no tempo, onde homens se vestiam com tecidos de linho claro, e entender a maneira como se comportavam para não sujar roupas tão claras ou difíceis de limpar. E as mulheres? Como será que se sentavam para que não amassassem as entretelas ou arames que armavam seus vestidos?

Mas não podemos voltar no tempo e tampouco reviver uma época. Assim, só podemos realmente analisar uma época caso haja registros em textos, desenhos ou hoje em dia: fotografias.

Este seria realmente o nosso objetivo: fotografar pessoas para documentar seu aspecto físico, como também seus acessórios, modos e atitudes. Desta forma, quando olhamos para um retrato, podemos entender toda uma história envolvida nesta imagem. E é exatamente isso que um book ou uma sessão de fotografias têm que mostrar.

Acontece o mesmo com a fotografia de alimento, pois quando fotografamos pratos ou bebidas, estamos mostrando aquilo que bebemos em nossa época e, com certeza, daqui a alguns anos vários pratos serão extintos.

Assim como alguns alimentos simplesmente apareceram no cardápio moderno, por exemplo: o “açaí”. Um produto que provavelmente você não comia em qualquer sorveteria há 20 anos atrás.

Então, quando fazemos um book ou um ensaio fotográfico de uma pessoa, estamos mostrando como ela é, como se veste e o seu comportamento. É claro que existem técnicas de iluminação para melhor representar essa pessoa, lentes apropriadas e uma direção para que as imagens sejam bonitas e também sirvam como documentos no futuro.

Uma prova disso, é o aumento de alunos que fazem o curso de fotografia para poderem atender às inúmeras pessoas que querem ser fotografadas, para registrarem de forma correta e documental seus estilos, sua forma de viver, ou seja, que têm a intenção de contar a sua história.

Da mesma forma, em suas horas vagas, vários profissionais liberais estão fazendo o curso de fotografia de alimento para cardápios de restaurantes ou divulgações em redes sociais, unindo, assim, uma forma de ganhar um extra com a paixão pela gastronomia.

Existem centenas de pessoas vendendo alimento e precisando de fotografias que realmente revelem o sabor, tornando este, um dos segmentos que mais precisam de imagens feitas por fotógrafos para enaltecerem seus cardápios ou redes sociais.