O QUE SEU GURO DIZ SOBRE 2019?
A vida é feita de escolhas e o melhor caminho é aquele onde os desafios enfrentados são os menores. Porém, é difícil saber qual o caminho que possui as menores dificuldades, ou os menores riscos.
Você é um daqueles que se arrisca em um ambiente de incertezas ou usa do conhecimento de um Guru para lhe amparar?
Se não é claro a você qual é a figura de um Guru e logo lhe veio à mente a figura de um mágico, ilusionista, ou até mesmo enganador e aproveitador, não deixe de ler esse texto.
O termo “Guru” está relacionado a cultura oriental e como sendo um ser espiritualmente diferenciado. Uma santidade.
A palavra se popularizou no mundo como definição de “mestre, mentor, professor e guia”, como sendo um orientador.
Não é uma profissão e não deve ser considerado como tal. É uma palavra que expressa o relacionamento entre duas pessoas, assim como o relacionamento entre pai e filho, ou de amigos confidentes. O termo também passou a ser utilizado para qualificar profissionais que tem conhecimentos diferenciados em determinados assuntos técnicos, tais como: Guru das Finanças; Guru de Vendas; Guru de Gestão, entre outros, que acabam por se confundir com a profissão de instrutor de cursos ou consultor de negócios.
Na visão ocidental ou de negócios, o Guru de alguém pode ser apenas o amigo de outro, ou o pai de alguém que fez a diferença na vida dessa pessoa que o considera como mestre, pois apresentou-lhe caminhos onde as dificuldades e os riscos são menores e antes não observados. O Guru de alguém pode ser um professor, um vizinho, apenas um ser normal e que passa desapercebido por outros.
Entendido o que é, reflita: Quem é o seu Guru? Ou quais são?
Todos nós temos pelo menos um, mesmo que você nunca tenha pensado nisso ou nesse termo. Para alguns é o seu pai ou sua mãe, para outros um mestre, um professor, um chefe e para outros é um Guia Espiritual, Deus, Ser Supremo, como queira definir. Algumas vezes até mais de um. Eu mesmo tive vários e continuo a conhecer mais deles a cada dia. Meu Pai Celeste, meu pai terreno, minha mãe e muitos outros mestres que passaram por minha vida me mostrando caminhos e me permitindo segui-los de forma consciente e inconsciente, modelando-me.
Cuidado! Não acredite em bola de cristal e mágicos das vendas de soluções milagrosas.
O seu Guru terreno, palpável, necessariamente tem que ser alguém com algum conhecimento diferenciado e que lhe ajude a planejar a conquistar aquilo que você tem almejado, seja nos negócios ou na vida pessoal. Alguém que tenha um autoconhecimento diferenciado e a capacidade de conhecer o outro.
Não é alguém que tem um poder paranormal, mas alguém que tem o poder de repassar suas experiências e permitir que vejamos o mundo que prospectamos a partir da sua visão do mundo. Nada mais é do que um professor, cujo tema de ensino é o autoconhecimento, a capacidade de nos ensinar sobre o “eu”, seja na esfera comportamental (emoções) ou de conhecimento técnico para a melhor tomada de decisão nos negócios. É alguém que você possa recorrer para pedir ajuda e conselhos e sabe que será acolhido.
Quando eu perguntava algo para Newton, um dos Gurus de minha vida, ele respondia me perguntando a mesma coisa e exigia uma resposta. Depois ele me dava a mesma resposta que eu dei, com a emoção dele. No começo eu não entendia nada, mas com o passar dos anos entendi que o que ele fez foi me ensinar a me conhecer e valorizar meus pensamentos pelos olhos do outro. Nós possuímos soluções para as nossas dificuldades, mas não sabemos olhar para dentro para procura-las. O bom Guru, mestre ou mentor, como queira chamar, é aquele que permite que nos conheçamos e nos apresentam as ferramentas que podemos usar para superar os desafios e conquistar nossos desejos.
Entretanto, o sucesso do Guru que você escolher dependerá da ação que você tiver. Receber ensinamentos e ficar deitado esperando, sem agir, lhe permitirão ganhar mais peso e mais idade. Por melhor que seja o seu mestre você precisa colocar as orientações em prática, planejando, compartilhando e superando as dificuldades que continuarão a surgir.
Já identificou quem é o seu Guru? O que ele está lhe permitindo enxergar sobre o futuro?
Só você pode dar essa resposta, mas se eu puder lhe ajudar, o meu Guru diz que podemos ser o que quisermos, se realmente desejarmos e que não existe melhor maneira de aprender do que estar com alguém igual a nós, próximo, e que nos mostre como é possível passar por essa jornada sem voar em tapete mágico.
Querem falar comigo sobre esse tema?
Escreva para: marcos@mbfagribusiness.com ou marcos@marcosfrancoia.com.br. Me siga nas redes sociais. Em março de 2019 haverá uma nova turma de mentoria em Sertãozinho, inscreva-se para uma entrevista.
Como escolher um bom Guru para seus negócios e para a vida pessoal:
1. Alguém que tenha histórico e que já mostrou caminhos assertivos para outras pessoas, ou que tirou alguém do risco;
2. Alguém que lhe passe confiança;
3. Alguém pautado em valores de justiça, ética, família e espiritualidade;
4. Que tenha conhecimentos técnicos e comportamentais que você identifica como necessários para a sua evolução;
5. Alguém que esteja disponível para você quando precisar;
6. Alguém que fale as verdades que precisa ouvir.