O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE SOBRE A VITAMINA D!
Você já leu sobre a vitamina D? Você já fez uso da Vitamina D? Não sabe como usar e como ela funciona? Então, este texto contém o segredo e vai explicar o que você nunca viu antes.
A vitamina D na verdade é um hormônio que recebeu uma nomenclatura falha e é um dos mais potentes do organismo. Pode te ajudar na imunidade, inclusive em doenças autoimunes, fortalecer os ossos,
Excelente para prevenir osteoporose, prevenir fraturas ósseas, fortificar o tecido ósseo, porque aumenta em 20x a absorção de cálcio, contudo deve ser utilizada em conjunto com a vitamina Mk7 para ter melhor utilidade no organismo.
No inverno, uma sensação muito comum é o “blues”, aquela leve sensação de carência, tristeza. Principalmente em países do Norte, onde, no frio, existe uma menor incidência de raios UV. Um dos motivos para tal sensação e até depressão foi correlacionado com a deficiência de vitamina D.
Quais pessoas tem deficiência de Vitamina D?
As que operaram da vesícula Biliar. Se você não possui bile adequadamente não vai emulsificar as gorduras e vai diminuir a absorção de Vitamina D e outras vitaminas que são lipossolúveis, ou seja, absorvidas através de gorduras.
Outro grupo, é o das pessoas de forte concentração de melanina, com a pele mais escura ou negra, necessitando de maior exposição solar para transformação da vitamina D em seu organismo.
Por último, e a maioria das queixas em meu consultório são pessoas que trabalham em escritório o dia todo, fechadas e isolada da luz solar e não fazem banho de sol diário.
Grávidas podem usar vitamina?
A vitamina D é essencial para as gestantes. Pesquisas recentes mostraram que mães que ficavam gravidas no inverno em países do Norte, quando faziam reposição de vitamina D, tinham seus filhos com melhor estrutura óssea.
Vitamina D no combate ao câncer
Ela é tão poderosa que vem se correlacionando com o combate ao câncer. O American Journal of Preventive Medicine publicou um estudo que concluiu que o nível sérico de 25(OH) D superior a 33 mg/ml estava associado a um risco 50% menor de câncer colorretal. Já no International Journal of Cancer revelou que um aumento de 10 mg/ml nos níveis séricos de vitamina D estava associado a uma queda de 15% na incidência de câncer colorretal e de 11% na incidência de câncer de mama.
Como aumentar de forma natural meus níveis de Vitamina D?
A forma melhor, sem ter que tomar suplementos, sem gastar dinheiro, qualquer um pode fazer: através de banho diário de sol com exposição de parte considerável do corpo (short ou biquíni).
Se você ficar por 20 minutos no sol conseguiria 35.000 Ui, muito mais que qualquer remédio de farmácia. Sendo assim, também não se preocupe se seu médico passar 10.00 ui diárias dependendo do caso, pois quem não toma sol, não vai ter outro jeito. Terá que suplementar.
E na alimentação, podemos ter vitamina D? Sim, alguns alimentos possuem tal vitamina como salmão, sardinhas, óleo de fígado de bacalhau, gema do ovo.
Então, quer mudar sua vida? Acesse meu Instagram @drThomazCortez e fique por dentro de todas informações para sua saúde.
Dr. Thomaz Cortez | Médico - CRM 172442
thomaz@incorporeribeirao.com.br