Obstetrizes no Brasil
Proposta inovadora de assistência à saúde da mulher.
Obstetriz é o profissional que atua no âmbito da saúde da mulher, principalmente no período gravídico, com o objetivo de combater as altas taxas de mortalidade materna e neonatal, a violência obsté- trica e os altos índices de cesariana do país.
Estes profissionais são formados pela Universidade de São Paulo, até o momento está é a única instituição de ensino que oferece o curso. O Bacharelado em Obstetrícia tem duração mínima de nove semestres, quatro anos e meio, sob regime de período integral. Os estudantes são submetidos a diferentes abordagens do cuidado. A grade curricular aborda dimensões biológicas, culturais e sociais com o fim de preparar e adaptar o(a) futuro(a) obstetriz à pluralidade da assistência no Brasil.
Os egressos sao capacitados a atuar em Unidades Básicas de Saúde, Centros de Parto Normal, Centros Obstetricos, Casas de Parto, Atendimentos Domiciliares e Espaços de Gestão, e adquirem seu registro profissional por meio do orgão COREN.
Dentre suas competências, destaca-se:
Atenção às mulheres com risco habitual durante o pré-natal, parto e puerpério, acolhimento, promoção de ações de educação em saúde voltadas às necessidades da população, fornecimento de cuidado em casos de abortamento, infecções sexualmente transmissíveis e complicações ginecológicas.
Tais propostas tem por objetivo assegurar o acesso das mulheres e familias a direitos sexuais reprodutivos, incentivar a humanização do parto e executar a pratica profissional de acordo com as melhores evidências científicas.