ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL X PSICOTERAPIA
Hoje vamos falar sobre ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL!
Para falarmos em Orientação Vocacional e Profissional, precisamos abrir nosso entendimento para a necessidade do autoconhecimento, saber aquilo que verdadeiramente nos encanta, e nos move com um ‘Quantum’ de energia suficiente para irmos em frente e sermos bem-sucedidos naquilo que escolhemos.
COMO É FEITA A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL?
Na verdade, é um processo feito em Clínica pelo especialista, ou mesmo nas escolas em grupos, onde o adolescente ou a pessoa que está se recolocando no mercado de trabalho, busca o processo para se auto conhecer melhor, saber o que gosta de verdade, conhecer os seus talentos e onde ele seria melhor aproveitado. Quais carreiras lhe seriam indicadas, como e onde poderia se inserir. O processo leva em média de 8 sessões, e se compõe de entrevistas técnicas, diagnóstico, bateria de testes específicos e devolutivas à pessoa, ao adolescente e ou aos pais.
PARA QUEM É DIRIGIDO?
A Orientação Vocacional se dirige basicamente aos jovens de 9º (nono) ano do ensino fundamental e aos alunos do Segundo grau. Para os de ensino fundamental que desejam fazer curso técnico ou tecnológico, hoje é oferecido inúmeros cursos, podendo assim delinear um perfil profissional mais consistente para esses alunos. Também os jovens de segundo grau que vão prestar vestibular para algum curso de graduação, mas não sabem exatamente o que querem e o que realmente gostam. Pode ser feito nas escolas com outro viés, juntando grupos pertinentes e trabalhando assim com dinâmicas e testes coletivos com feedback entre todos e a Psicóloga.
E também para aqueles jovens e adultos que escolheram a faculdade errada, não se encontram ali, ou já trabalham em algo que também não gostam, desejam mudar de curso ou de emprego para não perder mais tempo e dinheiro e se sentirem mais confiantes quanto ao futuro. Nada pior do que trabalhar em algo que você não curte e ou não gosta definitivamente. Nunca terá sucesso. Sucesso é sempre consequência de uma carreira sólida e apaixonante para a pessoa. Se você faz o que gosta, faz com Amor, se dedica; tem sucesso!
QUAL O OBJETIVO DA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL?
O objetivo da Orientação Vocacional, é direcionar o aluno à construção de si mesmo, seu autoconhecimento, traçando um projeto linear para ele, pessoal, trabalhando no fortalecimento desse jovem deixando-o seguro e sereno quanto àquilo que ele realmente gosta e está buscando.
E A PSICOTERAPIA AJUDA?
Já a Psicoterapia, apesar de dar o autoconhecimento à pessoa que busca, vai trabalhar com ele seus problemas pessoais, suas mágoas, suas dores, o porquê se magoa, e porquê sente aquelas dores emocionais daquela forma ou daquele jeito.
Livrando-o assim dessas mágoas e dores, reconfigurando padrões repetitivos que atrapalham e fazem a pessoa adquirir falsas crenças e condutas autossabotadoras que o destroem de dentro para fora! Alguns Transtornos são adquiridos pela repetição dessas falsas crenças e dessas condutas erradas X pelo tempo que já estão instalados!
Quanto antes se busca ajuda para algum problema mal resolvido nas nossas vidas, mais fácil a cura e a solução desse problema.
Talita Spalding de Araújo - Psicóloga
Formada pela Universidade de Ribeirão Preto, UNAERP. CRP: 64221/06
É Psicóloga Clínica, com Especialização em Bioenergética, e faz também atendimentos ONLINE com hora marcada. É especializada em O. V. P. Atua há mais de 15 anos na área de Orientação Vocacional e Profissional, com vários cursos e congressos. É Psicóloga Especialista do Trânsito, atuante junto ao DETRAN/SP.
e-mail: contato@talitasparaujo.com.br • site: www.talitasparaujo.com.br • (16) 98155.6156