Ortodontia: uma especialidade que traz benefícios para a saúde física e emocional
Um sorriso perfeito evita graves problemas de saúde, eleva a autoestima, além de melhorar as relações pessoais e profissionais.
O que é Ortodontia?
Quando falamos de saúde bucal, temos um leque bastante extenso de tratamentos e especialidades. A ortodontia é a área da odontologia responsável por prevenir e corrigir anormalidades no alinhamento dos dentes e dos ossos maxilares. Desta forma, traz bons resultados para pacientes que têm espaços entre os dentes, pacientes com dentes encavalados e má oclusão (quando os dentes superiores e inferiores não se encaixam perfeitamente).
Por que é importante fazer o tratamento?
O uso do aparelho proporciona uma melhora geral na saúde de um paciente. Entre os benefícios, podemos citar:
- Melhora a Higienização e evita o mau hálito: dentes não alinhados são mais difíceis de serem higienizados. Uma limpeza inadequada pode causar cáries, gengivites e, em casos mais extremos, a perda do dente. Além disso, a má higiene bucal pode desencadear o mau hálito. Dentes apinhados dificultam a limpeza, acumulando restos de alimentos na boca, o que causa o cheiro ruim.
- Solução para dores: dentes mal posicionados podem forçar os músculos da mastigação, causando problemas na ATM ( articulação temporomandibular), que liga a mandíbula ao crânio, o que pode gerar fortes dores de cabeça e no pescoço.
- Prevenção de problemas gástricos: com o encaixe correto dos dentes, há uma melhora na mastigação, facilitando o processo de digestão, o que reduz bastante o aparecimento de problemas gástricos.
- Melhora na dicção e respiração: a alteração nos dentes, maxilar e mandíbula pode causar problemas na dicção e respiração. Muitos pacientes acabam respirando pela boca, o que pode causar ronco e apneia do sono. Problemas que podem ser corrigidos com o uso do aparelho.
- Melhora na estética facial: a correção no posicionamento dos dentes também ajuda a mudar a posição dos tecidos próximos à boca, o que pode tornar a face mais harmõnica.
- Benefícios psicológicos: pesquisas demonstram que a correção dos dentes influencia diretamente na autoestima e facilita as relações sociais e profissionais, afinal, um sorriso bo-
nito e sincero tem um impacto positivo em todas os aspectos da nossa vida.
Qual a idade certa para procurar um ortodontista?
Não existe idade limite para iniciar um tratamento. Crianças, adultos e idosos podem usufruir do tratamento e alcançar resultados perfeitos. No entanto, o ideal seria fazer uma avaliação entre os 7 e 10 anos de idade, pois nessa fase inicia-se o processo de troca de dentes e o ortodontista poderá fazer uma previsão de como ficará os dentes na fase adulta.
Tratamentos ortoffinticos nas Clínicas Sempre Sorrindo
As Clínicas Sempre Sorrindo aliam tecnologia de ponta a profissionais altamente capacitados, todos graduados nas mais reconhecidas instituições de ensino do Brasil. Com uma avaliação minuciosa e precisa, nossos especialistas estão habilitados para selecionar o tratamento mais adequado, personalizado e eficiente para você. Desta forma, você estará pronto para resgatar a confiança de sorrir, conversar e se relacionar com total segurança.
Dr. Raphael Brigagão Alcântara
0800 943 2222
Rua Barão do Rio Branco, 1378
Sertãozinho/SP