PARA QUEM QUER VIVER MAIS E MELHOR
Passado, presente e futuro, tudo junto e misturado, é isso mesmo? Me conte: qual é exatamente, hoje, o tempo que você está vivendo? Parece confuso mas acredite, a maioria dos meus clientes acha que começou o ano novo, mas ainda está “remoendo” algo do passado, seja do ano anterior ou de fases como adolescência, o antigo casamento, aquele emprego que odiou, e cenas tristes que viveu em outra época. Há ainda, quem só fale de um “futuro” do tipo “...um dia quem sabe” e não percebe que o tempo está passando, mas nada faz para que este futuro se torne realidade.
Me faz lembrar a música Epitáfio gravada pelos titãs: “Devia ter amado mais, ter chorado mais Ter visto o sol nascer Devia ter arriscado mais e até errado mais Ter feito o que eu queria fazer Queria ter aceitado, as pessoas como elas são Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração O acaso vai me proteger Enquanto eu andar distraído Devia ter complicado menos Trabalhado menos Ter visto o sol se pôr Devia ter me importado menos com problemas pequenos Ter morrido de amor Queria ter aceitado a vida como ela é A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier”
Epitáfio remete á morte, mas os versos escritos por Sergio de Britto alertam para a vida. Como viver melhor hoje? Anote as dicas:
1. Preste atenção no que você fala hoje: “- Queria, tinha que, podia...” é como dizer para sua mente que já não dá mais, acredita? Sim, seu cérebro vai entender que jamais você vai conseguir, enquanto você continuar abrindo a boca para falar como se já tivesse realmente passado o tempo de aquilo ser feito.
2. Ajuste sua fala no momento presente, então diga: “- Quero, tenho que, posso...” e isso será como destrancar um cadeado e se libertar de um cativeiro que você mesmo se prendeu. Fale no modo presente!
3. Escolha entre o arrependimento e a aceitação. Você erra, todo mundo erra. Pode ser que, ler isso não te faça sentir melhor, mas me responda: “O que você está ganhando em viver de arrependimento?“. Assuma que você errou. Assuma que outra pessoa pode errar também. Aceitar é diferente de concordar. É entender que cada um escolhe uma atitude, um caminho, e assim você consegue seguir adiante.
4. Visualize o que é possível agora: qual passo realmente é possível você dar hoje? No que depende exclusivamente de você, o que pode fazer? Sem julgamentos, evite classificar se é muito pouco ou se é muito longe, pergunte o que é possível.
5. Autorize-se a seguir adiante: dar qualquer passo novo, no momento presente, depende da sua própria autorização. Você se autoriza a caminhar? Então diga em voz alta “-Eu posso sim, eu me autorizo”.
6. Crie um toque físico: como se fosse um gesto. Por exemplo, se você escolher tocar sua mão direita no seu coração toda vez que disser “- Quero cuidar de mim”. Esse gesto é como uma “âncora” que te mantém firme no presente e forte no seu propósito. Somar sua voz e seu gesto é tipo um “chacoalhão” em você.
7. Tenha frequência: quanto mais fizer estes exercícios melhor. Vou ser honesta contigo, meus clientes fazem por alguns dias e contam que uma voz dentro deles aparece “-Falando só da boca para fora”. E então ensino a responder “-Estou começando assim e vou continuar firme”. Será como comer, você transformará isso num hábito diário.
8. Celebre a sua caminhada: seu futuro começa a ser construído com cada passo novo dado hoje. Sim, porque feito é melhor que perfeito!
Desejo, de verdade, que você experimente hoje, tudo o que merece viver de novo na sua vida. Viva mais e melhor! Comece agora!