POR QUE MEDICOS, ADVOGADOS E NOS FOTOGRAFAMOS?
Existem diversos motivos que fazem um medico fotografar. Ha casos clínicos difíceis e, muitas vezes, raros que precisam ser registrados para que possam ser estudados e discutidos entre outros médicos.
Existem também outros casos que são corriqueiros, porem necessitam de documentação para a correta avaliação da evolução. Ou ainda, a necessidade de demonstrar uma nova técnica ou metodologia em aula ou em uma revista especializada.
Assim como um advogado pode precisar registrar cenas ou objetos que foram de alguma forma danificados, modificados ou alterados. Seja para documentar, ou mesmo para especificar tal reparação ou indenização.
São inúmeras as profissões, ou quase todas, que exigem do profissional um conhecimento da linguagem fotográfica. Algumas exigem ate especificações técnicas de enquadramento, distâncias adequadas e uma rigorosa normativa sobre equipamentos quanto ao posicionamento, setagem e predefinições.
Um exemplo comum hoje em dia é o procedimento de documentação exigido por dentistas que, na maioria das vezes, além de uma bateria de radiografias (que não deixam de ser fotografias), pedem a frente / perfil, intraorais e fotografam o chamado "antes e depois". Sem contar as inúmeras fotografias que batem durante o tratamento.
É claro que qualquer menina hoje em dia, que se atreveu a colocar silicone, teve o desprazer de ser fotografada na clinica de cirurgia plástica para uma documentação, analise e comparação pós-cirúrgica. Embora seja desagradável, sabemos da extrema importância.
Estes profissionais sabem da necessidade e estão sempre se atualizando e buscando cursos de fotografia, pois entendem que as normas técnicas são limitadoras e a cada dia seus equipamentos precisam e dão alternativas melhores e maiores. Buscar estes conhecimentos, não só facilita suas vidas, como agrega valores.
Hoje, todo profissional busca entender a necessidade de fotografar em formatos como RAW, conhecer programas como Lightroom e ter uma mínima noção de Photoshop. Pois estas já são exigências legais e necessárias para que consigam publicar um artigo ou mesmo se defender em um caso judicial.
E quanto a nós? Por que precisamos aprender a fazer imagens além do simples ato de registrar com um celular.
Primeiro porque celular não é maquina fotográfica, assim como uma moto não é um carro. Temos que entender isso para que possamos satisfazer uma das prioridades do ser humano: contar história.
Tal como os profissionais que citamos, nos temos também a necessidade de registrar, documentar e constatar alguns acontecimentos em nossas vidas. Assim como o nascimento de um filho, uma festa de aniversario ou de um casamento. Precisamos registrar para poder contar a alguém no futuro, passar esta informação, demonstrar e atestar que vimos e que por isso é verdadeiro.
As mesmas necessidades de conhecer o equipamento, noções de enquadramento, composição e iluminação são necessárias para a aceitação do observador. A imagem deve ter qualidade para que este acredite naquilo que estamos tentando passar.
Erros como distorções dadas em fotografias feitas em selfs, iluminações erradas e programas que alteram as imagens sem nenhum compromisso com a realidade, não dão credibilidade, não são confiáveis e, com certeza, são incrédulos aos olhos dos mais céticos dos observadores.
Imagine seu medico fotografando o seu problema com um celular e depois guardando em uma galeria de imagens da própria fam1ia dele ou, talvez, em uma festa qualquer discutindo com amigos, ou mesmo compartilhando a imagem indevidamente, mesmo que sem querer, em uma rede social.
0 mesmo acontece quando fotografamos nossos filhos ou a festa que, provavelmente, marcara uma fase. Esse registro não pode ser feito de forma tão primaria e displicente em relação aquilo que tanto amamos e queremos eternizar.
Hoje, os cursos de fotografia ensinam qual equipamento cada função exige, qual enquadramento, iluminação e quais técnicas são necessárias para se obter imagens com qualidade surpreendente. Ensinam também o direito de fotografar, assim como o limite da publicação; o que é permitido ou o que é proibido. Tudo isso gera discuss6es interessantes que, na verdade, interessam a todos os alunos.
Assim como inúmeros alunos dos cursos de fotografia procuram um aperfeiçoamento de suas imagens em suas profiss6es, os mesmos o utilizam para melhorar suas fotografias pessoais. Para ter um equipamento que sirva para o consultório, mas que se possa também fazer fotografias de sua família ou viagens, muitos acabam descobrindo um hobby perfeito e fácil de se manter.
Pessoas que procuram o curso básico de fotografia, acabam descobrindo uma ótima oportunidade para desenvolver uma nova profissão: a de fotógrafo.
Hoje, um curso como esse está acessível a qualquer pessoa que possui um mínimo de equipamentos e, com um conhecimento básico de fotografia, já conseguem fazer books, new borns e ate mesmo casamentos.
Pois eu preciso, você precisa e todos nos precisamos da fotografia para conhecer e poder contar nossas historias.
ImagenDigitais
livormgrupoluzzorniar (16) 99254-2777