RECEITA DE ANO NOVO
Em meio a uma grande multidão que se aglomerava para realizar as compras de final de ano, visitei uma livraria de Ribeirão Preto e, jogado em uma prateleira de canto, sufocado pelos best-sellers, encontrei um livrinho minúsculo que contém uma linda poesia de Carlos Drummond de Andrade, intitulada “Receita de Ano Novo”, título que também dá nome ao artigo.
Como aqueles versos me tocaram, quero deixar a minha própria receita de um bom Ano Novo.
Não me julguem presunçoso ou arrogante em querer transcrever uma receita de felicidade, o objetivo não é este. Mesmo porque se existisse uma verdadeira receita de felicidade, não haveria mais tristeza, já que todos nós adotaríamos uma fórmula que nos deixaria felizes.
A verdadeira receita de felicidade é encontrada dentro de cada um. Com certeza não sou exemplo e não tenho condições de ensinar nada a quem quer que seja. A maioria dos pensamentos que elencarei será apenas uma transcrição. São ensinamentos deixados por pessoas verdadeiramente experientes.
Segue abaixo lista de ingredientes - que os desavisados apressadamente julgarão como pseudo conselhos – que, creio, se somados à sabedoria existente em cada um de vocês, dará o poder de transformar os 365 dias do ano que irá nascer em dias de maior paz e felicidade.
1 - TENHA FÉ: A fé realmente tem o poder de remover montanhas, conheço provas vivas disso. A sapiência da fé consiste em esperar por aquilo que não é palpável aos olhos. Ter fé, assim como amar e ter paciência, é algo que extrapola as lições que podem ser aprendidas nos bancos acadêmicos.
Não se limita simplesmente à ideia de adotar uma religião para seguir ou de acreditar na existência de uma força Suprema, que é a grande maestrina da Humanidade. Ter fé, primeiramente, é acreditar em si mesmo, acreditar sempre na possibilidade da mudança e aguardar com roupa de gala o que ainda não tocou a campainha, quer seja algo, quer seja alguém. Fé é convicção, é crença, é confiança. Fé é incondicional, e não pode ser limitada a uma explicação.
2 - O PODER DO SILÊNCIO: Há cerca de dois meses atendi um cliente no escritório que pretendia se divorciar de sua esposa, com ele aprendi esta lição. Um homem vistoso, com trinta e cinco anos de idade, que possuía um belo emprego, morava em uma mansão com uma Hillux e uma BMW na garagem. Por uma ironia da vida, foi demitido e sua esposa não suportou a dificuldade financeira que começaram a atravessar. Exigiu que ele saísse de casa deixando tudo, inclusive proibindo o pobre homem de realizar visitas aos filhos de 6 e 12 anos.
Ficou tão desiludido com o acontecido (principalmente porque amava incondicionalmente aquela mulher) que durante seis meses viveu como mendigo, perambulando pelas ruas da cidade. Dormia em praças e se alimentava com a ajuda de estranhos.
Um dia, sentado em uma praça pública, no calor do sol das 3h da tarde, foi interpelado por outro morador de rua, que lhe perguntou se poderia sentar ao seu lado. Assentindo que sim, o mendigo perguntou qual era a coisa mais poderosa na vida do homem para vencer os problemas.
Respondendo à pergunta, ele veementemente arguiu que era saber se defender, era ter armas para lutar contra as injustiças. Com um sorriso nos lábios, aquele mendigo lhe respondeu que NÃO, que ele estava errado. Ensinou a ele que a coisa mais poderosa na vida do homem para solucionar os problemas é o SILÊNCIO.
O pobre homem rico em sabedoria afirmava que o SILÊNCIO - esse poder de conseguir suportar os desditosos acontecimentos que se manifestam em nossa efêmera existência sem se rebelar - é a virtude (vou além: é o dom) mais poderoso e precioso que um homem pode trazer consigo.
3 - SORRIA: Não há portas fechadas para quem abre um sorriso, por isso SORRIA MUITO.
Sorria das coisas bobas e simples, não ligue para o que irão pensar. Não tenha um sorriso debochado, as pessoas irão perceber.
Quando for realizar este sublime ato, nunca se esqueça de sorrir também com os olhos. Todo mundo adora conviver com gente positiva ao seu redor. Um sorriso sincero tem o poder de transformar o dia de alguém.
Sorria mesmo quando estiver dilacerado pela dor. Sinceramente, acredito que quando nós nos esforçamos para tornar o dia de alguém em algo especial, Deus, do céu, olha com misericórdia para os nossos problemas e nos sorri também.
4 - SONHE ALTO: Sonhe alto, mesmo que muitas vezes os seus sonhos não façam sentido nem mesmo para seus entes mais queridos.
Alguns sonhos são personalíssimos, impossíveis de serem sonhados a DOIS. Respeite os sonhos dos outros, mesmo que você tenha em sua concepção de que eles são bobos ou impossíveis de se realizarem. Não desista de seus sonhos por ninguém, sob pena de tornar duas almas eternamente infelizes.
Sejam felizes!!! Deus abençoe a cada um de vocês nesses próximos reveillons, que sempre exista um motivo para comemorar a cada ano que se inicia, com boas surpresas, paz, amor, paciência, esperança, sorrisos sinceros, fé, silêncio diante dos problemas, misericórdia e prosperidade.
Lucas Tobias Advogado, consultor empresarial e escritor. contato@tobiasetobias.com.br