Agência Parceira: RGB Comunicação

SENSUAIS OU ERÓTICAS?

É exatamente esta pergunta que uma boa parte das mulheres se faz ao tentar mostrar uma imagem sua a seu namorado, marido ou companheiro. Pois registrar a melhor fase, aquela fase adulta, a idade em que a mulher se sente completa, não só é importante como lembrança, mas como uma forma de afirmação ou constatação.

Porém, são poucas as que realmente a fazem, pois, a confusão entre fotografias eróticas e sensuais é muito grande. Na verdade, existe uma linha muito tênue entre as duas formas e com muita facilidade uma se torna a outra.

E é por isso que apenas alguns poucos fotógrafos conseguem despertar a coragem de suas clientes a fazerem um “book sensual”. Afinal, explicar que “nudes” não tem nada a ver com sensualidade nem sempre é fácil, ou seja, que não há motivo para tirar a roupa para demonstrar a sensualidade. Esta pode estar em um olhar, em um sorriso ou simplesmente em uma imagem de mulher vestida, que chega a ser mais sensual do que uma nudez escancarada

É esta visão que o “Curso de Fotografia Sensual do Grupo Luz” discute e pratica em suas aulas. Com instrutores que fotografaram para a maioria das grandes marcas de lingerie e conhecem o mercado, lançando mão de equipamentos variados e o principal: desmistificando a necessidade de câmeras grandes ou lentes caras. O curso pretende formar uma linhagem de fotógrafos gabaritados tecnicamente para suprir o escasso mercado deste setor.

O mais interessante é que hoje temos histórias impressionantes de dentistas, advogadas ou mesmo donas de casa que trocaram suas profissões promissoras pela tentadora carreira na fotografia. E esta especialidade, a de fotografia sensual, talvez seja a mais tentadora.

Primeiramente porque não há necessidade de um alto investimento. O conhecimento técnico é pouco difundido pelos demais concorrentes e a mudança do comportamento da mulher moderna é outro ponto importante.

Se pensarmos que desde Balzac já se afirmava que trinta anos era a melhor fase de uma mulher, ou tal como em Madame Bovary de Flaubert em que se discutia a estupidez humana através da personagem principal que era uma mulher madura; concluímos que este tipo de imagem se aplica principalmente a pessoas que conseguem distinguir a sensualidade do erotismo, como mulheres que têm discernimento e fotógrafos que sabem extrair isto de suas clientes com consciência.

É comum ouvirmos relatos de fotógrafos que foram a motéis com suas clientes para sessões de fotografias sensuais. Eles acreditam que é necessário um quarto erotizado ou até mesmo um lugar inóspito e perigoso. Nós ensinamos exatamente o contrário, ou seja, que a melhor opção é montar pequenos cenários no próprio estúdio, onde sua cliente/modelo ficará muito mais à vontade e sentirá muito mais seu profissionalismo.

Além do mais, a discussão entre profissionais faz com que experiências vividas sejam debatidas e analisadas, não só do ponto de vista técnico, mas principalmente estético. Imagens com formas e pontos de vista diferentes podem ser usadas nas mais belas mulheres ou nas não tão agraciadas pelo conceito de beleza, tornando-as igualmente belas através das luzes.

Venha discutir com a gente, venha fazer parte desse grupo.