UP! ALAVANCANDO A CARREIRA LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÊ A VOLTA POR CIMA
Na dificuldade, as pessoas precisam compartilhar seus pensamentos, compartilhar o que entendem como problemas e dificuldades.
Não é fácil carregar sozinho o fardo das incertezas e das dificuldades. No atual cenário econômico e político que estamos atravessando, tenho certeza de que muitos dos leitores se identificam com isso. E não são só os empresários e gestores, mas também as equipes e as suas famílias que estão sentindo o clima adverso, gerando uma cadeia de preocupações e energia negativa.
É para você que está vivendo essa dificuldade que escrevo esse texto, com a autoridade de quem convive diariamente com empresários, gestores empresariais e suas famílias, de todo ramo de atividade e que aceitam me contar seus problemas, seus medos e pânicos, compartilhando o peso. Pessoas que aceitam falar de suas expectativas, seus relacionamentos e da sensação de fracasso de quem enfrenta os desafios com coragem, mas tem suas forças se exaurindo diante da pressão.
É difícil admitir falhas, admitir a falta de planejamento ou de organização, assim como é difícil pensar o porquê não previu que as nuvens, ainda cinzas, que se aglomeravam no horizonte iriam se transformar em nuvens negras bloqueando sua capacidade de decisão, atordoando e confundindo o seu poder mental de encontrar soluções.
É aí que entra a coragem do homem de não ter pena de si e seguir na luta de cabeça erguida, compartilhando suas angústias para outras pessoas possam lhe mostrar os possíveis caminhos a seguir. E o primeiro passo para isso é planejar as ações que deverá tomar, mesmo que isso signifique dolorosos sacrifícios.
Em meus estudos sobre o comportamento das pessoas na vida pessoal e nos negócios, identifiquei que poucas decidem pelo caminho que chamo de “Fase Flecha”, que passa pelas etapas do planejamento e compartilhamento, chegando a superação – ao alvo – a meta. E é aí que está a solução.
1º. Passo – Planejar - Mapeie toda a sua situação atual e reflita sobre ela:
• Se for dificuldade financeira, relacione seus números, a origem deles e os riscos que te assombram. Também relacione as soluções que lhe vierem à mente e reflita sobre elas. Cada vez que pensa sobre o assunto, novas ideias surgem e podem ser novas soluções ou até a identificação de novos riscos. Anote tudo que vier a mente;
• Se a dificuldade está em alavancar a carreira, organize o seu currículo e defina onde quer chegar, como e quando. Identifique quais ferramentas precisará para trilhar o seu caminho;
• Se a dificuldade for de relacionamento, identifique o que entende ser suas falhas e o que entende ser as falhas dos outros. Reflita e anote tudo.
Não será surpresa nenhuma se identificar que os três pontos relacionados acima estão presentes em seu momento atual.
2º. Passo - COMPARTILHE SUAS DIFICULDADES - Encontre um amigo, alguém que você confia e fale tudo, mostre e prepare os ouvidos para ouvir críticas que lhe farão repensar em soluções, como também poderá ser surpreendido com soluções que estão a sua frente, mas a nebulosidade da tempestade não lhe permite enxergar. Pode até ser alguém que somente lhe empreste os ouvidos e não lhe diga nada. No final você estará aliviado e pronto para agir.
Outra opção é contratar um profissional especializado em soluções estratégicas, como um MENTOR. O MENTOR é um profissional com habilidades intelectuais, técnicas e comportamentais para estimular e influenciar na sua capacidade de tomar as melhores decisões. É alguém que entende na prática sua situação e vai iluminar os diversos caminhos possíveis e ainda indicar o melhor deles, lembrando que o melhor caminho é aquele onde as dificuldades serão as menores.
Desenvolvo o trabalho de mentoria a vários anos e me entristece ver muitas pessoas se afundando em processos jurídicos e adoecendo por entenderem que não há solução para as suas dificuldades.
Para você que se identifica com esse texto e está passando por uma fase difícil, lhe digo que sei como é sentir-se assim, pois também passei por várias situações parecidas assumindo as dores de meus clientes.
Saiba que uma solução já está ao seu alcance agora: hoje será o ontem de amanhã e a sua principal meta é chegar vivo e com saúde no final desse dia. Feito isso, seja qual for a sua crença, ao deitar-se para dormir será premiado com a mão de seu Mestre te consolando e mostrando caminhos em seu sagrado sono. Desistir jamais!
Finalizo esse texto com uma adaptação dos versos de Paulo Vanzolini:
“Chorei, não procurei esconder
Todos viram, fingiram
Pena de mim, não precisava
Ali onde eu chorei
Qualquer um chorava
Dar a volta por cima que eu dei
Quero ver quem dava
Um homem de moral não fica no chão
Reconhece a queda e não desanima
Levanta, sacode a poeira
E dá a volta por cima
” Seja feliz sempre!
Quer falar comigo sobre esse tema? Me escreve – marcos@marcosfrancoia.com.br, me siga nas redes sociais. Se quiser falar pessoalmente, marque uma entrevista comigo. Terei um enorme prazer em falar com você.
Marcos Françóia
Consultor Empresarial, Professor, Palestrante e Coach
marcos@mbfagribusiness.com